A equipe da Unidade de Educação Fiscal da Secretaria de Estado de Fazenda MS( UEF/SEFAZMS) reuniuse na última quarta-feira (4) com o pró-reitor da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul, que está localizada no campus de Ponta Porã, Robsom Amorim, para discutir a participação dos estudantes dos cursos de Ciências Econômicas, Ciências Contábeis, e Administração em ações voltadas para fomentar a educação fiscal na comunidade acadêmica. De acordo com o coordenador de projetos da UEF, Carlos Roberto Antunes, a intenção é provocar discussões que permitam aos acadêmicos não só o acesso ao conhecimento da educação fiscal, mas, também serem agentes multiplicadores da mesma. “Isso propiciará o fortalecimento da cidadania fiscal não apenas na UEMS, mas, em toda comunidade universitária”, disse.
Na oportunidade, também estiveram presentes os coordenadores de cursos da UEMS: professor Marco Aurélio Perrone Peres (Administração), professor Fabio Miguel ( Ciências Contábeis) e professora Laís Fernanda Azevedo (Ciências Econômicas), a assessora de projetos especiais da UEMS, professora Leila Machado, a historiadora e professora Zirleide Silva Barbosa, a assessora de comunicação da UEMS, Kátia Juliane, além do auditor fiscal e atualmente delegado da Receita Federal do Brasil de Ponta Porã, Marcelo Rodrigues de Brito, e a analista tributária, Lorene Gomes de Angelis. “A unidade da Receita de Ponta Porã já tem um bom histórico na área de educação fiscal. A gente está bastante otimista para somar esforços com a Secretaria de Estado Fazenda de MS que já tem o conhecimento da educação fiscal, somando com a UEMS de Ponta Porã a gente tem certeza que poderemos fazer um trabalho bastante interessante” afirmou Marcelo Brito.
O delegado também ressaltou a importância de iniciar as tratativas para a implantação do NAF na região. “Nós já temos três Nafs em Campo Grande funcionando nas universidades, e vamos batalhar para implantar o primeiro Naf de Ponta Porã em parceria com a UEMS, por meio também do suporte da Unidade de Educação Fiscal aqui no Estado. É um trabalho importante que favorece bastante a comunidade acadêmica e, também disponibiliza apoio para população em geral, com prestação de alguns serviços, ligado a questão fiscal. No nosso caso, a gente vai ser um NAF não apenas voltado para questão dos tributos internos, administrados pela Receita Federal, mas, também para as questões ligadas a importação e exportação, ou seja, a gente vai ser um NAF aduaneiro também. Estamos com boas perspectivas para a gente ampliar o trabalho ligado a educação fiscal ”, acrescentou. O Núcleo de Apoio Contábil e Fiscal – NAF é um projeto desenvolvido pela Receita Federal em parceria com Instituições de Ensino Superior, cujo objetivo é oferecer serviços contábeis e fiscais gratuitos para pessoas físicas e jurídicas de menor poder aquisitivo, não substituindo, porém, um escritório de contabilidade..
Texto: Ana Rita Chagas