Representantes das Coordenadorias Regionais que integram a Superintendência de Administração das Regionais da Secretaria de Estado de Educação de MS assistiram, na última quinta-feira (1º de agosto) a palestra proferida pelo coordenador de projetos da Unidade de Educação Fiscal da Secretaria de Estado de Fazenda/MS, Carlos Roberto Antunes. Na oportunidade, Carlos Antunes apresentou as ações realizadas pelos programas Nacional e Estadual de Educação Fiscal, bem como a equipe pedagógica do projeto “Conhecendo a Alfândega” – realizado em parceria com a Receita Federal – composta pelas professoras Zirleide Barbosa e Maria Masae Shirota.
Durante a explanação, Carlos Antunes, ressaltou a importância das parcerias para fomentar as ações da Educação Fiscal. “Já realizamos um trabalho com os alunos da Rede Estadual de Ensino e a Rede Municipal, por meio do projeto Conhecendo a Alfândega”, no qual são ministradas palestras e visitas às dependências da Receita Federal do Brasil.Dessa forma, torna-se imprescindível esta parceria com os representantes das coordenadorias regionais, porque entendemos que a Educação Fiscal pode ser trabalhada de forma transversal, perpassando por todos os componentes curriculares, com as ações educativas que devem ser desenvolvidas na promoção da cidadania e dos interesses coletivos”, afirmou Antunes.
De acordo com o Superintendente de Administração das Regionais da Secretaria de Estado de MS, Juari Lopes, os municípios que compõem as coordenadorias são Campo Grande, Paranaíba, Três Lagoas, Dourados, Ponta Porã, Jardim, Aquidauana, dentre outros. Para o superintendente, é importante despertar a consciência coletiva sobre cidadania fiscal, iniciando na escola. “Podemos propor aos professores a realização de trabalhos durante as aulas, como forma de incentivar essa consciência fiscal nos alunos, para que os mesmos possam ter noção mais abrangente sobre tudo que é investido com os recursos obtidos dos impostos, bem como os gastos públicos”, disse Juari Lopes.
Texto: Ana Rita Chagas