A equipe da Unidade de Educação Fiscal (UEF) da Secretaria de Estado de Fazenda de Mato Grosso do Sul participou na última quinta-feira (28) da videoconferência que reuniu integrantes do “Grupo de Trabalho 66 (GT66) ” de outras unidades de Educação Fiscal das secretarias de Fazenda. Dentre os assuntos abordados estavam a buscar por um diálogo entre os Estados para o fortalecimento da Educação Fiscal em todo o território brasileiro, bem como a crise sanitária provocada pela pandemia do Covid-19, que obrigou escolas a proporcionarem o ensino de forma remota aos alunos. “ Muitos projetos que tinham parceria com a Educação Fiscal e que estavam em funcionamento foram adiados. O ingresso do professor Luiz Fabio da Secretaria de Estado de Educação fortalecerá o diálogo entre os interessados. Que vale ressaltar já tem sido positivo e tem resultado em projetos viáveis”, disse Carlos Roberto Antunes.
Para o professor de matemática Luiz Fabio Nogueira Lemos, a Educação Fiscal faz parte da formação do cidadão. “ O assunto Educação fiscal é de suma importância e deve ser levado a todas as escolas de forma mais ampla possível. Acredito que a participação da SED seja importante, sim”, observou Luiz Fabio. Os dois últimos encontros nacionais dos coordenadores da Educação Fiscal resultaram em documentos intitulados: Carta do Pantanal e Carta de Minas Gerais. Os representantes dos estados buscam por em prática suas demandas expressas nas cartas. O grupo de trabalho “GT 66”passou a ter reuniões semanais, online, incluiu vários servidores das unidades de Educação Fiscal dos Estados, e dividiu a equipe também em subgrupos temáticos: monitoramento e avaliação, currículo e formação, gestão estratégica, e comunicação.
Dentre as demandas de trabalho discutidas nas reuniões remotas, que acontecem toda semana, está a construção do referencial teórico para a Educação Fiscal, como forma de se ter conhecimento da realidade da Educação Fiscal de cada Estado, para melhorar a divulgação das atividades e as estratégias de implantação do programa em todo o país.
Publicado por: Ana Mendes