Integrantes do grupo técnico, criado para o desenvolvimento de um novo modelo para Educação Fiscal – MS, reuniram-se ontem (22) para deliberar estratégias que serão utilizadas na concepção de materiais didáticos, que têm o objetivo de conscientizar crianças e adolescentes sobre a importância de uma educação fiscal em prol da sociedade.
As instituições parceiras e seus papéis relativos ao convênio a ser assinado, também foi tema da videoconferência, no qual representantes da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul, Instituto Federal de Mato Grosso do Sul, PROCON-MS, Secretaria de Estado de Educação de Mato Grosso do Sul e Unidade de Educação Fiscal da Secretaria de Estado de Fazenda de Mato Grosso do Sul pontuaram seus papéis para esse novo modelo, que será elaborado e concluído ainda este ano.
A reunião iniciou com o gestor da Unidade de Educação Fiscal – UNEDF, Carlos Antunes explanando as diretrizes do projeto e a importância de trabalhar o material didático de um modo que contemple a população menos beneficiada, que não tem acesso à internet. Sendo assim, qualquer comunidade afastada terá contato com o conteúdo, que será desenvolvido em parceria com a UFMS. Na sequência relatou brevemente o papel que cada instituição desenvolverá na criação do novo modelo de Educação fiscal.
A SED é parceira da Sefaz – MS através do decreto nº 15.045, e coautora no projeto de criação de um novo modelo de Educação Fiscal para o MS, onde tem a responsabilidade de colaborar na realização de um concurso com alunos da rede Estadual para criação de personagens, juntamente com a UEMS.
O IFMS, no comando do professor Márcio Oshiro, irá desenvolver jogo online, baseado nas histórias em quadrinho, que unificará a temática da diversão e educação. O site será hospedado no servidor da Sefaz – MS e será acessado somente através de computadores.
A UFMS, está responsável pela elaboração do material didático a partir das referências para trabalhar a educação fiscal com alunos do ensino fundamental e médio, professores e comunidades.
A UEMS, fica com a criação do concurso, em parceria com a SED, que dará vida aos personagens das histórias em quadrinho. Foram criados 10 tópicos, a partir de estudos preliminares, que serão executados em etapas até atingir o objetivo. Dentro deles, as narrativas serão elaboradas, para integrarem o material.
Procon-MS criará manuais de educação de consumo para diversos segmentos da sociedade.