Com intuito de retomar os projetos que estão em fase de discussão, a equipe da Unidade de Educação Fiscal reuniu-se na última quinta-feira (16) com professores que integram a equipe docente da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) e do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso do Sul (IFMS).
Durante a reunião remota foram realinhadas as propostas que estão sendo elaboradas pelas referidas instituições, como a confecção de materiais didático-pedagógicos sobre Educação Fiscal que deverão ser produzidos por alunos dos cursos de extensão da UFMS, bem como a construção de jogos digitais que ficarão a cargo dos alunos do IFMS. Os jogos educacionais (Games) na internet terão permitirão aos jogadores o entendimento sobre o processo de arrecadação de impostos e aplicação dos recursos arrecadados.
“O Banco Interamericano de Desenvolvimento, o BID, solicitou uma equipe de consultoria para fazer um diagnóstico das ações realizadas pela Educação Fiscal, ou seja, será feito um relatório do que precisa mudar nos trabalhos realizados pela Educação Fiscal, sinalizando as dificuldades e déficit tanto de material humano e como de equipamentos necessários para desenvolvermos os trabalhos. Após essa consultoria, alinharemos as ações da UEF, bem como pactuarmos os termos de cooperação técnica entre as partes: Secretaria de Estado de Fazenda e as demais instituições que irão realizar os projetos”, explicou o coordenador de projeto da Unidade de Educação Fiscal/ SEFAZ/MS”, Carlos Roberto Antunes. Conforme Carlos Roberto “ serão cinco anos para desenvolvermos os projetos, então temos que fazer algo abrangente para todo o Estado. Queremos chegar em várias cidades do interior”, adiantou.
Allém de Carlos Roberto Antunes, a videoconferência também contou com a participação da profªdra. Marilyn A. Errobidarte de Matos do IFMS, profª drª Mariuza Aparecida Camillo Guimarães, profª Zirleide Silva Barbosa, profª Maria Masae Shirota ( ambas integram a equipe pedagógica da Unidade de Educação Fiscal da SEFAZ/MS),e profª Heloísa Vinha Melo ( Secretaria de Estado de Educação MS), e profª da UFMS, Milena B. Silva.