O retorno das aulas para a turma do 2º ano do ensino médio da Escola Estadual Adventor Divino de Almeida foi marcado pela palestra realizada na última sexta-feira (19), pela equipe da Unidade de Educação Fiscal da Secretaria de Estado de Fazenda de MS. Durante a explanação, o coordenador de projetos da Unidade de Educação Fiscal, Carlos Roberto Antunes explicou sobre a importância do papel da educação fiscal no contexto social abordando tópicos referentes aos principais impostos cobrados no Brasil, bem como a sonegação fiscal. “Acho fundamental os alunos terem acesso a essa palestra, porque eles começam a entender o que é Educação Fiscal, e como ela pode ser trabalhada dentro da escola, seja de forma transversal, ou por meio de conteúdo curricular”, disse o diretor da Escola Adventor, Cristiano Cesar Trindade.
Para o aluno Pedro Henrique Pereira de Matos, de 17 anos, a educação fiscal pode ser entendida de forma ampla. “É algo novo porque nós jovens não temos conhecimento sobre isso, mas, a gente sabe que temos de pagar impostos, porém não sabemos de forma tão aprofundada como foi explicado aqui. Então, abre um novo leque para nós entendermos muita coisa sobre a função social dos tributos. Eu adorei a palestra”, afirmou o adolescente.
Segundo Carlos Antunes, a Educação Fiscal pode ser entendida como uma nova prática de desenvolvimento de valores e atitudes, incentivando o exercício de direitos e deveres na relação entre o cidadão e o Estado. “A função socioeconômica dos tributos, a aplicação dos recursos públicos, as estratégias e os meios para o exercício do controle democrático precisa ser difundindo na nossa sociedade, e a melhor forma para que isso aconteça também está dentro da escola”, ressaltou Carlos Roberto Antunes.
Texto: Ana Rita Chagas