Equipe da Educação Fiscal faz encerramento da etapa do projeto Conhecendo a RFB/Alfândega  

Categoria: Educação, Geral, PUBLICAÇÕES | Publicado: quarta-feira, novembro 27, 2019 as 12:19 | Voltar

O encerramento da etapa do ano letivo de 2019, das atividades do projeto “Conhecendo RFB/Alfândega” reuniu os alunos das escolas municipais Osvaldo Cruz e Oliva Enciso e demais convidados na sede da Receita Federal do Brasil, na última segunda-feira (25). Durante 2019, o projeto atendeu mais de 50 escolas e teve um público de mais de 2 mil alunos das redes municipal e estadual. “Nós precisamos ter noções de cidadania. Portanto, o trabalho realizado pela Secretaria de Fazenda por meio da Unidade de Educação Fiscal em parceria com a Receita Federal é extremamente importante porque ele nos dá condição de perceber que qualquer relação de consumo que a gente tenha, mesmo que seja para comprar 1kg de arroz, há ali uma participação sua enquanto cidadão naquele valor que você está pagando, que vai construir um Estado que te trate com mais dignidade , que te dê mais oportunidade, que dê uma escola com qualidade, mais segurança e saúde. Então quanto mais a gente entender essa relação, mais a gente alcança o objetivo desse projeto que maravilhoso”, disse o gestor da Unidade de Educação Fiscal da SEFAZMS, Amarildo Cruz.

O projeto é realizado em parceria entre a Secretaria de Estado de Fazenda (SEFAZ), a Secretaria de Estado de Educação (SED), Receita Federal do Brasil, Escola Nacional de Administração Pública (ENAP), Secretaria Municipal de Educação (SEMED), Secretaria de Estado de Administração (SAD), Consórcio Guaicurus, Sindicato dos Fiscais Tributários de MS, Sindicato dos Analistas Tributários da Receita Federal do Brasil seccional MS. “Foi um grande trabalho que dá orgulho de se vê. É muito profícuo, motiva a sociedade a valorizar e dar a devida importância a Educação fiscal”, disse o coordenador Especial de Administração Tributária da Secretaria de Estado de Fazenda, Wilson Taira. Para o delegado-adjunto da Receita Federal do Brasil seccional de Mato Grosso do Sul, Henry Tamashiro, o projeto cumpriu a meta. “A educação fiscal é importante como um exercício de cidadania, não é somente tirar a nota fiscal, não é somente acompanhar o bom uso do dinheiro público, mas, sim exercitar esse direito que todos temos que ter consciência. A partir do momento que temos esse direito, temos que ampliá-lo. Temos que pensar também a educação como um todo”, avaliou o delegado da RFB, Edson Ishikawa.

O projeto Conhecendo a RFB/ Alfandega teve início em 2018. Em 2019, a novidade foi a participação dos alunos que integram a Educação de Jovens de Adultos (EJA). “Eu gostei muito de ter a oportunidade de participar de um projeto como esse. Tem muitas coisas que a gente não sabe e a gente aprende, eu por exemplo não dava a devida importância para pedir a nota fiscal, achava que tanto faz. Agora eu sei o que isso representa”, admitiu a aluna da Escola Municipal Osvaldo Cruz, Lindaura Batista de 60 anos. Para o auditor fiscal da Receita Federal, Moacir Menin, a iniciativa valeu a pena. “ A importância desse projeto é enorme porque teve o envolvimento de todos. A gente está levando uma mensagem diferente. Eu acho que embora a gente não consiga atingir toda a comunidade escolar, pelo menos nós estamos plantando uma semente para o futuro. Foi ótimo espero que possamos continuar para atingir mais alunos”, afirmou. Conforme o coordenador de projetos da Unidade de Educação Fiscal da SEFAZMS, Carlos Roberto Antunes, o projeto retorna no ano que vem. “Agradecemos todos os nossos parceiros, e também todos àqueles que apoiaram este projeto durante este ano, especialmente a Defensoria Pública de MS, CGU, a CGE, a SEMED, SED, enfim. O resultado dessa iniciativa contou com a participação de todos para efetivar o objetivo da nossa proposta que é mostrar aos estudantes a importância e a valorização do tributo, para que os mesmos possam conhecer, minimamente, a finalidade de cada tributo”, disse Carlos Roberto Antunes. Acesse a galeria de fotos no link a seguir http://www.educacaofiscal.ms.gov.br/wp-admin/post.php?post=6343&action=edit

 

Texto: Ana Rita Chagas

 

Publicado por: Ana Mendes

Utilizamos cookies para permitir uma melhor experiência em nosso website e para nos ajudar a compreender quais informações são mais úteis e relevantes para você. Por isso é importante que você concorde com a política de uso de cookies deste site.