Como forma de ampliar o acesso à educação fiscal e financeira, a equipe da Unidade de Educação Fiscal da Secretaria de Estado de Fazenda de Mato Grosso do Sul está elaborando um projeto em parceria com a equipe do Sicoob Ipê localizada em Campo Grande – filial do Sistema de Cooperativas de Crédito. O grupo que integra o Sistema de Cooperativas de Crédito já realiza projetos voltados para educação financeira em várias regiões do país. “Temos a intenção de levar a educação financeira aos servidores públicos e a comunidade em geral por meio do cooperativismo de crédito. O projeto Disseminadores de Educação Fiscal pode somar conosco neste desafio, de informar sobre essas temáticas. O conhecimento sobre a educação financeira e fiscal pode transformar a vida das pessoas. Assim, neste primeiro contato avaliamos ser possível realizarmos uma parceria para 2021”, disse a presidente do Sicoob, Elza Jorge, após a reunião com o coordenador de projetos da Unidade de Educação Fiscal da Secretaria de Estado de Fazenda de MS, Carlos Roberto Antunes. A reunião contou com a participação do diretor executivo do Sicoob Ipê, Dimas Amauri Paglione.
Conforme Carlos Antunes, a intenção é atender o maior número de pessoas. “A educação fiscal precisa ser trabalhada junto com a temática financeira. Porque não adianta você saber da educação fiscal, que está diretamente relacionada aos tributos, se você não tem uma boa administração do seu dinheiro. Assim como a educação fiscal a gente aprende para que serve os tributos, na financeira você aprende como fazer seu orçamento. São dois pilares que a gente tem que trabalhar”, explica. Segundo Carlos Antunes, um dos objetivos do projeto é evitar o excesso de dívidas contraídas por meio de empréstimos. “ A nossa intenção é fazer com que as pessoas entendam que os gastos devem ser feitos de acordo com aquilo que se ganha. As professoras Zirleide Barbosa e Masae Shirota estão ajudando a compor a proposta”, acrescentou Carlos Antunes.
O Sicoob é formado por cooperativas de crédito, além de empresas de apoio especializadas. O grupo é, hoje, o maior sistema financeiro cooperativo do país, com mais de 4,6 milhões de cooperados com atuação em todos os estados do Brasil.
Texto: Ana Rita Chagas