A equipe da Unidade de Educação Fiscal reuniu-se nesta terça-feira (13.8) com o reitor da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul, Laercio Alves de Carvalho para discutir sobre a assinatura de convênio a ser firmado entre a UEMS e Receita Federal, por meio do Núcleo de Apoio Contábil Fiscal – NAF, e UEMS e a Unidade de Educação Fiscal – UEF da Secretaria de Estado de Fazenda de MS.
De acordo com o chefe da UEF, Carlos Roberto Antunes, o convênio possibilitará a realização de capacitação para os estudantes dos cursos de Ciências Econômicas, Ciências Contábeis e Administração que estão alocados no campus da UEMS de Ponta Porã. “O próximo passo é selar essa parceria, no próximo dia 28, em Ponta Porã, para também fomentarmos a Educação Fiscal por meio desses cursos de graduação que integram o campus da UEMS lá. Pois acreditamos que dessa forma poderemos ajudar a formar cidadãos que levarão adiante o exercício da cidadania fiscal, bem como o combate à sonegação de impostos dentre outros”, disse Carlos Antunes.
O Núcleo de Apoio Contábil e Fiscal é um projeto desenvolvido pela Receita Federal em parceria com Instituições de Ensino Superior, cujo objetivo é oferecer serviços contábeis e fiscais gratuitos para pessoas físicas e jurídicas de menor poder aquisitivo, não substituindo, porém, um escritório de contabilidade.
Para o reitor da UEMS, Laercio de Carvalho, a parceria entre os referidos órgãos irá proporcionar uma integração entre os cursos de Ciências Contábeis, Ciências Econômicas e Administração e a sociedade. “ Para UEMS é uma grande honra participar desse projeto de Educação Fiscal, junto ao governo do Estado e o Núcleo de Apoio de Contábil Fiscal da Receita Federal. Nós entendemos que os nossos cursos de administração, contábeis, e principalmente de economia irão fomentar as ações necessárias no âmbito da UEMS para que esse tema possa ser difundido junto a nossa comunidade acadêmica, nossos professores, técnicos e alunos, no sentido de ter cada vez mais um entendimento e responsabilidade fiscal junto as nossas ações diárias como pessoa física, mas, também toda a sociedade com o compromisso de ter um Estado cada vez mais responsável e uma sociedade comprometida com o futuro do nosso país” afirmou o reitor.
Texto: Ana Rita Chagas