A Secretaria de Estado de Fazenda de MS por meio da Unidade de Educação Fiscal em parceria com a Fundação Escola de Governo de Mato Grosso do Sul encerrou mais um curso de Disseminadores da Educação Fiscal no mês de julho. O curso que é em formato EaD (Educação à Distância), visa difundir conteúdos sobre a função dos tributos e orçamentos públicos, bem como sensibilizar os participantes a respeito da importância do tema cidadania fiscal, além de estimular os cidadãos a se apropriarem dos instrumentos das escolas fiscais como forma de promover políticas públicas eficazes. “É um tema importante e atual, e precisa ser debatido em todas as classes, porque explica como os impostos arrecadados precisam ser revertidos de forma correta para os serviços à população”, disse o professor de artes visuais, Adonis Vormann Ricardo.
Para a estudante do curso de Ciências Contábeis da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS), Vanessa Cristina Acosta, a participação no curso irá ajudá-la na trajetória acadêmica e profissional. “O curso me ajudou muito. Esse curso está relacionado ao que eu preciso saber sobre a sociedade, sobre o Estado, sobre o governo. Sobre as nossas obrigações, enquanto cidadãos. Então, se estamos numa sociedade, essa sociedade tem de estar em harmonia com o Estado, afinal, todos nós temos deveres e obrigações perante a lei”, enfatizou a estudante.
As aulas foram divididas em quatro módulos: Educação Fiscal no Contexto Social, Relação Estado-Sociedade, Função Social dos Tributos, e Gestão Democrática dos Recursos Públicos. No decorrer do curso, os alunos contaram com o auxílio de tutores que para realização das atividades que estavam disponibilizadas por meio de sistema moodle, vídeos, imagens, infográficos, links, fóruns e biblioteca. “ Para esse curso foram inscritos 309 participantes. E para atender a demanda contamos com a ajuda de cinco tutoras. Tanto a equipe da Unidade de Educação Fiscal como a equipe da Escola de Governo deram suporte aos participantes para que todos concluíssem suas atividades com êxito. No total tivemos 140 alunos aprovados, o que significa 46% de aproveitamento do curso”, explicou o coordenador de projetos da Unidade de Educação Fiscal, Carlos Roberto Antunes. De acordo com Carlos Antunes, em setembro estão previstas novas turmas para o curso de Disseminadores de Educação Fiscal com pelo menos 300 vagas disponibilizadas para Mato Grosso do Sul.