A Secretaria de Fazenda, por meio de seu Programa de Educação Fiscal, realizou a Rodada de Conhecimento, com palestra da coordenadora Eliane Leão Fernandes sobre a Importância da Educação Fiscal para o Exercício da Cidadania.
Programa de Educação Fiscal de MS já formou mais de quatro mil disseminadores e oito mil professores da rede estadual de MS
O curso de educação fiscal é na modalidade educação a distância (EAD) e em 2015, iniciou o primeiro semestre formando
32 tutores em todo o estado. Atualmente, são 867 alunos em 58 municípios de MS, uma turma em Mato Grosso, duas no Paraná e uma do Pará.
Ao final do curso os participantes professores elaboram um projeto pedagógico para trabalhar nas escolas e os demais um plano de ação para levar o que aprenderam para seu bairro, sindicato, grupo de amigos, dentro do lar ou outro lugar que julgarem necessário.
Programa Nacional de Educação Fiscal conscientiza população sobre o controle e aplicação dos recursos públicos
O Ministério da Fazenda, Ministério da Educação, Receita Federal do Brasil, Secretaria do Tesouro Nacional, Escola Superior de Administração Fazendária (ESAF) e Secretarias de Fazenda e de Educação estaduais realizam capacitação gratuita pela internet para a formação de “cidadãos fiscais”, além de projetos nas escolas de Ensino Fundamental e Médio. A educação fiscal permite ao cidadão entender a arrecadação dos tributos públicos e como fazer o acompanhamento
do uso dos recursos.
A procuradora da Fazenda Nacional de São Paulo defende inserção da educação fiscal nas escolas
Em palestra realizada em Campo Grande, a procuradora da Fazenda Nacional de São Paulo, Regina Hirose, defende
a inserção da educação fiscal nas escolas.
“O objetivo é despertar e mostrar o valor do dinheiro público, o quanto é importante termos consciência de pagar os tributos, mas não só pagar, a partir do momento que você paga, você também tem que fiscalizar e acompanhar a arrecadação dos recursos. A conscientização disso deve
ocorrer desde criança na fase pré-escolar até a fase adulta”.
Curso Disseminador de Educação Fiscal
A educação fiscal pode ser incluída como um eixo integrador nas estruturas curriculares. Pode-se utilizar o tema em
matemática, geografia, etc e trabalhar transversalmente em várias outras matérias.
O auditor fiscal da Receita Federal, Antônio César de Campos, realizou a capacitação de Disseminadores de Educação
Fiscal e atualmente é tutor do curso. “Eu fiz o curso de disseminadores e depois fui convidado para ser tutor e fiz um curso específico de tutoria pela Esaf”. Antônio César comenta que após a realização do curso, sua avaliação sobre o controle e a aplicação dos impostos mudou.
O curso é aberto e gratuito e as matrículas podem ser realizadas no site da Escola Virtual da ESAF.
Veja matéria completa clicando aqui.
1ª Região Fiscal promove Seminário de Educação Fiscal
A Delegacia da Receita Federal em Campo Grande/MS sediou nos dias 28 a 30 de setembro o Seminário de Educação
Fiscal/2015, que foi organizado pela Analista Tributária e Representante Regional de Educação Fiscal da 1ª Região Fiscal
Márcia Rabelo.
O evento encerrou-se com o Planejamento 2016 e Avaliação do Seminário.
Educação Fiscal na Rede Municipal de Ensino de Ponta Porã
O Programa Estadual de Educação Fiscal de Mato Grosso do Sul realizou palestra sobre a importância da Educação Fiscal para o Exercício da Cidadania, no Auditório do Paço Municipal de Ponta Porã, destinada aos diretores de escola, coordenadores pedagógicos e professores.
O lançamento do Projeto Educação Fiscal na Rede Municipal de Ensino de Ponta Porã irá abranger todos os educandos e educadores do ensino Fundamental e Crianças do Jardim II, das escolas da Rede Municipal de Ensino.
O Projeto: “A Receita Federal convida: Conheça a nossa Aduana”, realizado pela Inspetoria da Receita Federal de Ponta Porã aconteceu em novembro e foi dedicado aos acadêmicos dos cursos de Administração, Ciências Contábeis e Direito das Faculdades FIP Magsul.