Os alunos da Escola Estadual Maria Constança de Barros Machado encerraram as atividades do projeto Conhecendo a Alfandega, do primeiro semestre de 2019, com a visita ocorrida na tarde da última segunda-feira (24.6) nas dependências da Receita Federal do Brasil, seccional MS.
Na oportunidade, os estudantes participaram da palestra ministrada pela vice-presidente do Tribunal Administrativo do Estado de Mato Grosso do Sul e auditora fiscal, Gigliola Lilian Decarli, que explicou de forma dinâmica como a aplicação dos impostos está inserida no cotidiano de cada um. “Fiquei muito contente em participar dessa iniciativa porque eu entendo que para você exercer a cidadania, você precisa ter conhecimento, então nós precisamos levar para as escolas não apenas os conhecimentos básicos de matemática, português, ciências, mas, também sobre os nossos direitos e deveres, e isso só possível por meio de iniciativas como essa. Eu acho fundamental, porque isso traz empoeiramento e novas perspectivas para eles”, disse Gigliola.
Conforma o diretor da escola, Reinaldo José Schmidt, os alunos ficaram satisfeitos. “Foi uma tarde especial para eles. Dessa forma eles conseguiram entender qual é a função social dos tributos, e também como é gasto o dinheiro público, isso é muito importante já que estudam em uma escola pública”, afirmou.
De acordo com o coordenador de projetos da Unidade de Educação Fiscal, o projeto Conhecendo a Alfandega será retomado a partir do mês de julho. “ Vamos dar essa pausa em função das férias escolares dos alunos. A Escola Maria Constança é a 11ª a participar do projeto apenas nesse primeiro semestre de 2019, e no total o projeto Conhecendo a Alfandega já contemplou 31 escolas, desde 2018, quando iniciamos”, ressaltou.
Em sua 2ª edição, o projeto “Conhecendo a Alfandega” retomou as atividades em abril de 2019 com a participação dos alunos da Escola Estadual Frederico Maestro Liebermann. A iniciativa integra o cronograma de ações do Programa de Educação Fiscal de Mato Grosso do Sul (PNEF/MS) da Secretaria Estadual de Fazenda (SEFAZ), por meio da Unidade de Educação Fiscal, a ser realizado este ano. No total, a proposta atenderá 30 escolas (15 estaduais e 15 municipais).
As visitas acontecem todas as segundas-feiras até o mês de novembro, nas dependências da Receita Federal onde são disponibilizados palestras e vídeos com informações complementares sobre patrimônio público, a importância dos portos e aeroportos para a sociedade, bem como a função socioeconômica dos tributos, dos controles federais e controle social dos gastos públicos.
Texto e foto: Ana Rita Chagas