Governo MS Transparência Denuncia Anônima
Governo de MS
Programa Estadual de Educação Fiscal
Governo de MS
  • Início
  • Institucional
    • Quem Somos
    • Legislação
  • Documentos
  • NOTA MS PREMIADA
  • Fale Conosco
‹ Voltar

COMSEFAZ aprova parceria com Programa Nacional de Educação Fiscal (GT66-CONFAZ)

  • 04 out 2024
  • Categorias:Geral
  • Compartilhar:

Os secretários de Fazenda dos 26 Estados e Distrito Federal aprovaram, nesta quarta-feira (2), um plano de apoio ao Programa Nacional de Educação Fiscal (PNEF), elaborado e desenvolvido pelo GT-66-CONFAZ. O programa inclui uma série de ações, projetos e propõe a criação de metas e indicadores.

A apresentação e deliberação do Colegiado sobre o PNEF, ocorreu durante a 46ª Reunião Ordinária do Comsefaz, realizada no Rio de Janeiro.

Por sugestão do secretário de Fazenda do Ceará, Fabrizio Gomes, além da parceria, o COMSEFAZ vai propor ao Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação – FNDE, uma parceria para financiar o programa.

As propostas de ações e investimento, foram apresentadas pela Coordenação do GT66, composta pelos membros, Eliane Dias (RN), Cícero Melo (DF) e Vinícius Castanheira (MG).

O foco do GT66-CONFAZ é implementar o programa em todos os municípios brasileiros a partir de dois eixos prioritários estruturantes: a função social do tributo e o controle social do Estado.

O presidente do COMSEFAZ, Carlos Eduardo Xavier (RN), destacou a importância da Educação Fiscal para a cidadania:

– Esse é um tema fundamental para o exercício da cidadania. O programa está muito bem estruturado e vai contar com o apoio de todos os Estados. Essa é uma temática muito cara para o COMSEFAZ, porque a Educação Fiscal interessa a toda a sociedade”, afirmou.

O Coordenador do GT-66-CONFAZ – Educação Fiscal, Cícero Melo (DF), agradeceu o apoio e a sensibilidade do COMSEFAZ e defendeu a inclusão da temática em todas as reuniões ordinárias do Comitê:

– Não tem como discutir contencioso, conformidade tributária ou acordos de empréstimos sem discutir Educação Fiscal. Não tem como discutir o tamanho da carga tributária sem discutir Educação Fiscal. Educação fiscal é o custo da vida coletiva”, disse.

O programa prevê investimentos em comunicação, cursos de capacitação, oficinas, apresentações de teatro, produção de roteiros, vídeos, programas de TV e rádio, além de games e outros formatos de mídia.

Ao buscar apoio institucional do COMSEFAZ para unificar as ações desenvolvidas nas 27 unidades da federação em um programa nacional, o GT-66 pretende fortalecer a pauta da educação fiscal no país, alcançar um número maior de cidadãos, ampliar a rede de parceiros do PNEF, além de gerar economia para os Estados e Municípios, que costumam contratar empresas terceirizadas para desenvolver ações de forma isolada. 

“Educação fiscal vai além da emissão de documento fiscal. É uma mudança de cultura e comportamento em benefício de toda a sociedade”, destacou Eliane Dias, auditora fiscal da Secretaria de Fazenda do Rio Grande do Norte.

No plano de metas, o programa inclui ainda uma sede em Brasília, seja dividindo o espaço do futuro Comitê Gestor do IBS ou do COMSEFAZ; a construção do Parque da Cidadania, tendo como referência o Museo de Los Niños, na Argentina; Centros de Memória da Fazenda, espaços que contam a trajetória das secretarias de Fazenda dos Estados, a exemplo do que já ocorre no Ceará; e veículos para ações itinerantes.

O que é o Programa Nacional de Educação Fiscal (PNEF)

O Programa Nacional de Educação Fiscal (PNEF) é o principal programa de educação fiscal do Brasil e foi instituído em 1999. Criado em parceria entre o Ministério da Fazenda, Receita Federal, estados e municípios, o programa tem o objetivo de desenvolver uma cultura de responsabilidade fiscal e cidadania.

Por meio do PNEF são realizadas uma série de atividades e iniciativas, como oficinas e cursos de educação fiscal para professores, estudantes, servidores públicos e o público em geral; confecção de material didático e parceria com escolas e universidades, promovendo a inserção de conteúdos sobre cidadania fiscal nos currículos educacionais e incentivando a realização de projetos e pesquisas sobre o tema.

Além disso, por ter caráter descentralizador, permite que Estados e Municípios implementem ações específicas de Educação Fiscal de acordo com as particularidades locais, fomentando uma cultura de cidadania em diferentes contextos regionais.

LGPD
Fala Servidor
Acessibilidade
PROGRAMA ESTADUAL DE EDUCAÇÃO FISCAL DE MATO GROSSO DO SUL

Rua João Pedro de Souza 966
Vila Santa Dorotheia - Campo Grande | MS
CEP: 79004-680
(67)3389-7821

MAPA

SETDIG | Secretaria-Executiva de Transformação Digital