Webinar: “Construção do perfil e do papel da tutoria na educação à distância”.

Categoria: Geral | Publicado: quinta-feira, outubro 28, 2021 as 10:04 | Voltar

Nos próximos dias 03, 04 e 05 de novembro a Secretaria de Estado de Fazenda de MS, por meio da Unidade de Educação Fiscal – UNDEF/MS, em parceria com a Fundação Escola de Governo de Mato Grosso do Sul – ESCOLAGOV e Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul – UEMS realizam o Webinar “Construção do perfil e do papel da tutoria na educação à distância”.

O evento será transmitido pelo youtube da ESCOLAGOV, com carga horária e certificação de 24 horas/aulas, distribuídas nos períodos matutino (8h às 12 horas) e vespertino (14h às 16horas). Tendo a dinâmica de momentos síncronos (ao vivo) e assíncronos (atividades na plataforma moodle).

De acordo com Carlos Antunes, coordenador da UNDEF/MS, a motivação é responsável pela intensidade, direção e persistência dos trabalhos de uma pessoa para o alcance de uma determinada meta. A Educação à Distância - EAD como processo de ensino é mediado por tecnologias, das quais o tutor e o aluno se encontram em uma nova forma de aprendizagem, podendo assim, se dedicar de forma dinâmica em suas atividades e estudos. “E é neste aspecto que está sendo o desafio, superar qualquer distância, aproximar e interagir utilizando meios tecnológicos, como a internet”, afirma Carlos.

Dessa forma, o webinar irá promover a formação continua dos profissionais, conscientizando o tutor de seu papel como agente na promoção da educação à distância, na motivação e na mediação da aprendizagem, apresentando diferentes possibilidades de atuação em relação à comunicação e produção de conteúdos. Será ministrado por 3 renomados palestrantes e experts em educação em EAD.

Márcia Bueno Gomes, mestre em Educação pela Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD). Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Políticas Públicas, atua principalmente nos seguintes temas: legislação educacional, monitoramento e avaliação, qualidade de ensino e Educação Inclusiva.

Suellen Walace Rodrigues Fernandes, doutora em Geografia pela Universidade de Brasília (UnB), é professora adjunta nos cursos de Bacharelado e Licenciatura em Geografia da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS), Unidade Universitária de Campo Grande. Atua na Educação à Distância desde 2012 e atualmente é Coordenadora de Tutoria na Diretoria de Educação a Distância da UEMS.

Frederico Fonseca Fernandes, doutor em Educação pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - UFMS. É membro do Grupo de Estudos de Tecnologias e Educação Matemática (GETECMAT) e pesquisa sobre formação e qualificação profissional, espaços virtuais e tecnologias digitais de informação e comunicação na Educação à Distância desde 2012.

 

Publicado por: Larissa Diniz Paraguassu

Utilizamos cookies para permitir uma melhor experiência em nosso website e para nos ajudar a compreender quais informações são mais úteis e relevantes para você. Por isso é importante que você concorde com a política de uso de cookies deste site.