Mais uma turma do curso de Ensino á Distância (EAD) “Disseminadores de Educação Fiscal” foi concluída no mês de julho. O curso é gratuito e é realizado em parceria entre a Secretaria de Estado de Fazenda de MS – Sefaz, por meio da Unidade de Educação Fiscal – UNDEF, e a Fundação Escola de Governo de Mato Grosso do Sul – Escolagov.
Com o intuito de disseminar os conteúdos referentes ao papel social dos tributos, a importância dos orçamentos para o bom funcionamento da administração pública, alocação e controle dos recursos e fiscalização das finanças públicas, o curso propõe ampliar a visão dos estudantes e propiciar a compreensão dos tributos em consonância com as áreas de conhecimento, sendo assim, desconstruir a ideia de que o Estado e Cidadão são inimigos, por meio do entendimento e a partir do conhecimento gerado pelo aprendizado.
Desde sua criação, em 2004, foram 5.949 participantes. No primeiro semestre de 2021, foram 236. “Foi um curso muito enriquecedor, com muitos vídeos sobre o tema, fóruns de discussão acerca de temas muito atuais e uma tutoria estimuladora. Há 3 anos que eu buscava este curso, mas meu Estado não disponibilizava, encontrei através da página de Educação Fiscal MS no Facebook, aberta a todas as pessoas que buscam melhorar nosso País. Como faço parte do GEFIM – Grupo de Educação Fiscam Municipal de Sant’Ana do Livramento/RS, tenho responsabilidade de repassar o que aprendi e buscar transformar, através da educação, a realidade da comunidade em que vivo”, disse Tisha Cristina Bordon – Fiscal de Comércio e Posturas da Secretaria da Fazenda Municipal.
Para as próximas turmas do curso, a Unidade de Educação Fiscal está planejando adotar novas estratégias de divulgação e mudanças na modalidade de inscrição, “ estamos em busca da excelência, avaliando onde o curso está sendo falho para que possamos aprimorar, assim cumprimos o nosso papel de formar mais e mais disseminadores da educação fiscal”, frisa Carlos Roberto Antunes, responsável pela UNDEF/MS.
Dividido em 5 módulos; Educação Fiscal no contexto Social; Relação Estado-Sociedade; Função Social dos Tributos; Gestão democrática dos recursos Públicos e Educação Fiscal na prática; no quinto e último módulo o participante precisa apresentar um plano de ação ou projeto pedagógico e a maioria coloca em prática o plano ou projeto apresentado. É o caso de Wagner Cordeiro Chagas, Professor Mestre de ensino básico em Fátima do Sul/MS, que no primeiro semestre de 2022 já tem como meta implantar um circuito de palestras para alunos do terceiro ano do ensino médio para que possam entender o papel de melhoria que os impostos desempenham quando são revertidos para programas sociais.
“O conhecimento adquirido no curso me permite aprimorar meu trabalho como professor, digo isso por que eu gosto de trabalhar projetos com meus estudantes, foco bastante na questão da história e minha busca é que minhas aulas levem o aluno a se tornar um cidadão crítico”, afirma Wagner.
O curso tem carga horária de 120 horas e é voltado para servidores públicos; professores, lideranças comunitárias e estudantes.
Serviço – Para mais informações entre em contato com a Escolagov, pelo telefone (67) 3321 – 6100 ou com a Unidade de Educação Fiscal nos números (67) 3389 – 7821 e 3389 – 7822.