Na manhã de 03 de novembro de 2022, reuniram-se na Escola Joaquim Murtinho, a equipe pedagógica da Unidade de Educação Fiscal – UNEDF, composta por: Zirleide Barbosa, João Pedro Nantes e Edilayne Matos; o Diretor Claudio Morinido; professora Renata, professora Adriana e professor Thiago Veloso; Renata – Coordenadora Pedagógica de Ciências da Natureza, Izadir – Coordenador dos itinerários em Humanas e, também, Karla Franco e Suelen Moreira do Hemocentro.
Na reunião, foram traçadas as diretrizes do Projeto de Educação Fiscal “Doador do futuro multiplicando solidariedade: Quem paga tudo isso? ”, que está sendo escrito pelos parceiros: UNEDF, HEMOCENTRO e a Escola E. Joaquim Murtinho. Aponta para um trabalho a longo prazo e agrega dois dos temas contemporâneos transversais da Base Nacional Comum Curricular – BNCC, Educação Fiscal e Saúde.
Tem foco em temáticas como, o papel socioeconômico dos tributos e as formas de controle social, além do estímulo à sensibilização para o ato de doar sangue juntamente à reflexão quanto ao custo de tal programa de saúde pública. O projeto tem como foco estudantes do Ensino Médio. Os envolvidos concordam que a experiência poderá ser estendida a outras escolas públicas. Num primeiro momento, envolve professores de biologia, podendo ser trabalhado nas mais diversas áreas do conhecimento.
As propostas elencadas, durante a reunião de trabalho, tornaram-se sugestões a serem incluídas no Projeto Pedagógico da escola para o ano de 2023. Também está sendo construída, pelos parceiros, uma capacitação relacionada à BNCC, Educação Fiscal e políticas públicas, a referida capacitação é voltada aos profissionais de educação da Escola Joaquim Murtinho e está prevista para o início do próximo ano, durante a semana pedagógica.
- UNEDF recebe a visita do presidente da Câmara de Corumbá
- Educação Fiscal é apresentada na Câmara Municipal de Campo Grande
- Programa Estadual de Educação Fiscal entusiasma Maracajú na implementação de Programa Municipal.
- Unidade de Educação Fiscal recebe visita do Vereador Professor Juari
- Projeto “Invista na vida, seja um doador de sangue e medula óssea” da SEFAZ/MS recebe prêmio do Hemosul