Em visita a sede da Receita Federal do Brasil/MS, os alunos da Escola Estadual José Mamede de Aquino conheceram o leão da Receita Federal – personagem símbolo do Imposto de Renda. A turma do 7º ano da E.E José Mamede de Aquino foi a primeira – das que integram o projeto Alfândega – a conhecer a figura emblemática do órgão federal. “O leão é um dos animais mais justo do reino animal, e dentre outras de suas características, essa foi a que mais chamou atenção para que ele fosse escolhido como símbolo do trabalho de fiscalização da Receita Federal, principalmente do Imposto de Renda”, explicou o delegado-adjunto da Receita Federal Henry Tamashiro aos alunos. O leão apareceu pela primeira vez nas peças publicitárias da Receita Federal na década de 1980.
O projeto “Conhecendo a Alfândega” está em sua 2ª edição, desde o mês de abril e acontece todas as segundas-feiras até o mês de novembro, nas dependências da Receita Federal onde são apresentados palestras e vídeos com informações complementares sobre patrimônio público, a importância dos portos e aeroportos para a sociedade, bem como a função socioeconômica dos tributos, dos controles federais e controle social dos gastos públicos. A proposta visa mostrar a importância e a valorização do tributo, para que os estudantes possam conhecer, minimamente, a finalidade de cada contribuição. Durante as visitas, os alunos também respondem uma pesquisa para saber o nível de conhecimento sobre a aplicação dos impostos.
A iniciativa é realizada em parceria entre a Secretaria de Estado de Fazenda (SEFAZ), a Secretaria de Estado de Educação (SED), Receita Federal do Brasil, Escola Nacional de Administração Pública (ENAP), Secretaria Municipal de Educação (SEMED), Secretaria de Estado de Administração (SAD), Consórcio Guaicurus, Sindicato dos Fiscais Tributários de MS, Sindicato dos Analistas Tributários da Receita Federal do Brasil seccional MS. No total 30 escolas ( 15 estaduais e 15 municipais) participam do projeto.
Confira a galeria:
Texto e foto: Ana Rita Chagas