O projeto de extensão de Educação Fiscal do curso de Ciências Contábeis do Campus de Três Lagoas (CPTL), da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), foi selecionado para a fase nacional do Prêmio Nacional de Educação Fiscal 2024, após vencer a etapa estadual. A premiação será realizada em Brasília no dia 4 de dezembro.
O projeto, iniciado em abril de 2024, conta com a participação de 105 estudantes e 15 docentes e visa conscientizar a comunidade sobre a função socioeconômica dos tributos. Suas atividades incluem palestras, distribuição de cartilhas, e pesquisas com alunos do Ensino Fundamental e Médio. Até agora, mais de 1.800 estudantes foram impactados.
Além de proporcionar experiências práticas para os alunos da UFMS, o projeto também promove o vínculo entre a universidade e a comunidade. Entre os relatos de participantes, destaca-se o desenvolvimento de habilidades comunicativas e o fortalecimento da consciência cidadã e fiscal. O coordenador do curso de Ciências Contábeis, Cleston Alexandre dos Santos, destaca que há planos de expansão das atividades para alcançar mais escolas e prevê concursos de redação para estudantes da região.
O Prêmio Nacional de Educação Fiscal é organizado pela Febrafite e reconhece projetos que contribuem para a compreensão da importância dos tributos e da responsabilidade fiscal. A edição de 2024 teve 248 projetos inscritos, e a comissão julgadora se reunirá em novembro para definir os finalistas das quatro categorias: Escolas, Instituições, Imprensa e Tecnologia.
Para conhecer todos os classificados da Etapa Estadual do Prêmio Nacional de Educação Fiscal, acesse:
Lista de Classificados
Para ler a publicação original acesse:
https://www.ufms.br/projeto-de-extensao-do-campus-de-tres-lagoas-concorre-ao-premio-nacional-de-educacao-fiscal/