Engajados com as diretrizes do Programa Estadual de Educação Fiscal – PEEF/MS, a equipe da Unidade de Educação Fiscal – UNEDF/MS da Secretaria de Estado de Fazenda – SEFAZ/MS, vem buscando a adesão dos municípios do Estado na implantação dos Programas Municipais de Educação Fiscal – PMEF e, também, dos Programas de Estímulo a Emissão de Documentos Fiscais, inspirado no Nota MS Premiada.
Para tanto, a UNEDF, representada por Josceli Pereira – Responsável pela Unidade, Claudia Barros e Maria Masae estiveram na Prefeitura de Maracaju apresentando as prerrogativas da implementação ao Prefeito Marcos Calderan, ao Secretário de Planejamento e Fazenda – André Luiz da Silva Hadlich, ao Secretário de Desenvolvimento – Agadir Mossman, a Secretária de Educação – Carolina Lima Ferreira e Souza, a Secretária de Governo – Cleusemar Maria Wosniak, ao Gerente de Tributos – Eder Fonseca dos Anjos e ao Gustavo Nozu – representante do SEBRAE/Cidade Empreendedora.
Na ocasião, foi reforçado os benefícios para a arrecadação e o caráter de Política Pública para o estímulo à cidadania e conscientização da população acerca da importância dos tributos para manutenção do serviço público. A equipe SEFAZ/MS se prontificou em subsidiar tecnicamente, com as ferramentas e know-how necessários, tais como: palestras incentivando adesão dos professores e servidores públicos, envio das minutas de Lei para ambos os Programas, convencimento dos legisladores e o que se fizer necessário.
A Prefeitura Municipal de Maracajú evidenciou seu interesse em promover a conscientização da população sobre a importância dos tributos e impostos, bem como o papel de cada cidadão na contribuição para o desenvolvimento da cidade. Essas iniciativas refletem o compromisso em fomentar uma cultura de educação fiscal e a importância da regularização e fortalecimento da arrecadação municipal.