Campo Grande (MS) – Os alunos da escola municipal Professor Licurgo de Oliveira Bastos participaram na terça-feira (20) do Projeto Visitando a Alfandega. Realizado pela Secretaria Estadual de Fazenda (Sefaz), por meio Escola de Administração Fazendária (Esaf), em parceria com a Controladoria Geral da União (CGU), Receita Federal do Brasil, SED, Secretarias Municipal de Educação (Semed) e Observatório Social de Campo Grande, a ação atendeu 20 escolas públicas de Campo Grande em 2018.
Os estudantes assistiram duas palestras sobre a função social dos tributos e em seguida foram convidados a conhecer as dependências do prédio. O destaque da visita ficou com o enorme galpão onde são estocadas as mercadorias apreendidas. Os jovens se mostraram surpresos com a estrutura física do prédio, bem como com a série de atribuições normativas que os servidores da Receita Federal desempenham.
Por fim, os alunos foram recebidos pelo delegado adjunto da Receita Federal, Henry Tamashiro de Oliveira, que conversou com os jovens sobre a importância do exercício diário de cidadania, as boas práticas na comunidade escolar, na vida pessoal e na comunidade onde vivem.
De acordo com o coordenador do programa de Educação Fiscal da Secretaria de Estado de Fazenda (Sefaz), o fiscal tributário Carlos Antunes, o objetivo do projeto é estreitar laços entre o Estado e o cidadão e promover a Educação Fiscal como forma de auxiliar a Secretaria de Estado de Educação (SED) na realização do Currículo da Educação Básica da escola pública concernente à formação cidadã.