Na última segunda-feira (dia 18), a equipe da Unidade de Educação Fiscal da SEFAZ/MS, participou de um bate-papo sobre a função socioeconômica dos tributos com estudantes do sétimo ano da escola particular GAPPE.
De acordo com a coordenadora pedagógica, a escola desenvolve todos os anos o Projeto Empresa Júnior, que a partir das atividades desenvolvidas pelas disciplinas envolvidas, os alunos vivenciam os desafios da abertura e funcionamento de uma empresa, contando com experiências práticas de compra, venda, administração de recursos, marketing e trabalho em equipe, além de projetos de responsabilidade ambiental, social e fiscal.
“O projeto é realizado com alunos dos 6° e 7° anos e objetiva desenvolver habilidades e comportamentos empreendedores por meio de estudos e experiências que desafiam os estudantes a buscarem soluções para os problemas levantados, calcular os riscos e observar as oportunidades ao redor. Sua fundamentação teórica conta com apoio do Sebrae e da Unidade de Educação Fiscal SEFAZ/MS”, frisa Mayara Almeida Barros.
Segundo Carlos Antunes (SEFAZ/MS), “A iniciativa da escola é muito positiva, uma vez que introduz ao projeto Empresa Júnior, noções de cidadania fiscal, nos oportunizando conversar com jovens estudantes sobre o sistema tributário brasileiro, orçamento público e também gestão dos recursos públicos. Estes temas geralmente estão longe das discussões nas escolas, mas fazem parte do nosso dia-a-dia. O conhecimento é uma ferramenta importante para o bom gerenciamento dos recursos públicos por parte dos governos em todas as esferas e para uma maior participação da comunidade. Inclusive, desmitificando algumas ideias errôneas sobre tributos melhorando a participação entre cidadãos e cidadãs”.