Levar a educação fiscal para todos os municípios e assim espalhar conhecimento sobre o funcionamento do Estado e o papel do cidadão no seu desenvolvimento, é a principal missão da UEF (Unidade de Educação Fiscal) da Sefaz/MS. Como parte desse trabalho continuo de divulgação, a equipe da unidade viajou nesta semana ao norte de Mato Grosso do Sul para reforçar parcerias importante em São Gabriel do Oeste, Coxim e Alcinópolis.
A primeira parada foi em São Gabriel, onde o projeto de Educação Fiscal nos municípios e o curso de Disseminadores de Educação Fiscal foram apresentados para a equipes da Semed (Secretaria Municipal de Educação) e para a vereadora Kalicia de Brito.
Por força de decreto municipal, o ensino de educação fiscal e financeira devem ser desenvolvidos com os alunos, por isso a parceria entre Semed e UEF surge para fortalecer o ensino e direcionar os profissionais de educação nos projetos e conteúdo que serão aplicados nas salas de aula.
É o que explica a secretária de educação Danielle dos Santos Souza. “Esse programa de Educação Fiscal vai ser muito importante para o nosso município, no trabalho em nossas unidades, porque se trata de um tema contemporâneo. Então vai ser um direcionamento para que os profissionais de educação do nosso município possam desenvolver seus planejamentos com o foco nesse tema transversal, trabalhando de um modo que todos os componentes curriculares possam estar desenvolvendo essa temática”.
Segundo a secretária, o primeiro passo é estimular os professores da rede municipal a participar do Curso de Disseminadores de Educação Fiscal, que está com inscrições abertas para a primeira turma de 2021. “Essa parceria vai começara com a divulgação da formação continuada online, para que todos os profissionais possam estar realizando essa inscrição e se apropriarem de que modo eles vão estar inserindo essa temática no dia a dia da escola”.
De tarde o encontro foi em Coxim e aconteceu na Câmara Municipal. Desde 2019 professores da rede municipal de ensino recebem capacitação para trabalhar o tema nas salas. No começo do mês, um encontro na Escola Municipal de Pré-Escolar e Ensino Fundamental Maria Lúcia Batista reforçou a importância do conhecimento fiscal para convivência em sociedade.
Desta vez, vereadores e secretários participaram da palestra sobre Educação Fiscal ministrada pelo coordenador de projetos da Unidade de Educação Fiscal da SEFAZMS, Carlos Roberto Antunes e pela professora que compõe a equipe pedagógica da UEF/SEFAZMS, Maria Masae Shirota.
Durante o evento, foi destacado o peso dos tributos, como eles retornam para o município como investimento nas mais diversas áreas da administração pública e de quais maneira isso pode ser repassado para a sociedade, principalmente nas escolas.
Participaram da reunião a secretária de educação Marcia Gonzalez da Silva, o secretário de receita e gestão Veronildes Batista e os vereadores Abílio Vaneli, Ademir Ferreira e Flávio José Duarte, vice-presidente da Câmara.
Nesta quinta-feira (18) a equipe da UEF está em Alcinópolis.