Secretaria de Fazenda do Estado de Mato Grosso do Sul – SEFAZ/MS, por meio da Unidade de Educação Fiscal – UNDEF, se reúne com a presidência do Sindicato dos Fiscais Tributários de MS – Sindifiscal para alinhar os últimos detalhes do planejamento estratégico das ações da Educação Fiscal para 2022.
Com a intenção de sensibilizar sua equipe de servidores, facilitando, harmonizando e deixando claras as metas e objetivos, a unidade promove o planejamento nos próximos dias 14 e 15 de dezembro, onde avaliarão as ações necessárias à renovação e ampliação do Programa Estadual de Educação Fiscal.
Carlos Antunes – Chefe da UNDEF, comenta que um novo modelo de Educação Fiscal vem sendo construído, com a consultoria do Instituto Publix foi estruturado uma curadoria de conteúdo com 90 ações, com base no que já é realizado, no que está sendo discutido com os parceiros e em boas práticas realizadas por Programas Estaduais de outras unidades da federação.
Logo, a realização do planejamento, em parceria com o Sindifiscal, é um instrumento de extrema importância no que tange a potencialização da atuação da Unidade Fiscal. Assim, mesmo com as mudanças no ambiente externo quanto na realidade interna, torna-se possível otimizar os recursos de maneira mais eficiente. “O planejamento se torna uma estrada em que você pavimenta antes de percorrer”, frisa Francisco Carlos de Assis – Presidente Sindfiscal/MS.
Para Francisco a linha de gestão que vem sendo implantada na Educação Fiscal, além de moderna é prática e objetiva. “Nós como entidade representativa dos fiscais tributários, entendemos que essa atuação dentro do ambiente de Educação Fiscal, que é um pilar de formação do futuro contribuinte, do futuro cidadão consciente de seus direitos, é muito gratificante. O tributo, apesar de ser uma obrigação é um direito do cidadão, pois é ele que garante os serviços públicos que são levados para a população. De uns anos para cá, houve um planejamento de ações que vieram alavancar os projetos e a importância deste tema no ambiente da Secretaria de Fazenda e como um todo saindo para a sociedade para que o cidadão tenha ai uma boa formação e visão na questão da necessidade do pagamento do tributo. Dessa forma, é um prazer colocar nossa entidade como parceira dessas ações, não só das que estão em curso, mas também das que estão por vir”, conclui o presidente do Sindfiscal/MS.