Os alunos das Escola Estadual Pólo Francisco Cândido de Rezende e Escola Municipal Isauro Bento Nogueira, ambas localizadas no Distrito de Anhanduí, distante a 60 quilômetros de Campo Grande, receberam nesta terça-feira (27), a equipe do projeto “Conhecendo a Alfândega”.
Na oportunidade, os participantes assistiram a palestra da pedagoga Maria Masae Shirota, auditor fiscal da Receita Federal, Moacir Menin e do coordenador de projetos da Unidade de Educação Fiscal da Secretaria de Estado de Fazenda, Carlos Roberto Antunes. “Foi muito interessante, porque aqui no Distrito de Anhanduí dificilmente teríamos palestras como essa, nos deixou bem informados”, disse o aluno do 9º Rafael Resende. Integrante da mesma turma, a aluna Àdria Barbosa de Moura, de 14 anos também concordou com o colega. “ Também achei bom ter a oportunidade de saber um pouco mais sobre a importância dos tributos em nossas vidas, isso pra gente se torna um benefício porque a partir daí começamos a entender para onde é destinado o dinheiro que pagamos impostos, taxas, etc”, afirmou.
Para exemplificar situações do cotidiano, o representante da Receita Federal. Moacir Menin, apresentou dados sociais e econômicos do Brasil. “Em muitos casos nós temos profissionais liberais, que deixam de pagar imposto como pessoa física para ter CNPJ como pessoa jurídica, para a emitir nota, para pagar menos imposto”, disse. O projeto Conhecendo a Alfandega está em sua segunda edição, e integra o cronograma de ações do Programa Estadual de Educação Fiscal de MS (PNEF/MS), da Secretaria de Estado de Fazenda (SEFAZ/MS), por meio da Unidade de Educação Fiscal. . “ É importante para os alunos terem esse conhecimento, porque isso está inserido no dia a dia deles. A educação fiscal é de suma importância para formarmos cidadãos conscientes e responsáveis, essa é uma das funções do nosso projeto”, disse Carlos Roberto Antunes.
Para ver mais fotos acesse: https:https://www.facebook.com/pg/Educa%C3%A7%C3%A3o-Fiscal_MS-704093043379850/photos/?tab=album&album_id=758805807908573