A Escola Municipal Padre Tomaz Ghirardelli é a vigésima oitava unidade a participar do projeto Conhecendo a Alfândega, em 2019. Os alunos do 8º e 9º anos visitaram a Receita Federal do Brasil na última segunda-feira (30) e assistiram palestras e vídeos sobre a função social dos tributos, bem como a importância da arrecadação de impostos como o ICMS e ainda tiveram a oportunidade de aprender sobre o papel da Defensoria Pública. “Quando a criança precisa de uma creche, e é negado a essa mãe, ou a essa criança o direito de estudar ela pode ir até a Defensoria Pública, e nós solicitamos ao Estado para que ofereça uma vaga para essa criança, por exemplo. Sempre que alguém ferir o direito de vocês a Defensoria Pública estará de porta abertas para recebê-los. E quem mantém a Defensoria Pública é o erário público, ou seja, o recurso que sai das contribuições, por meio do pagamento de impostos e taxas”, explicou a Diretora da Escola Superior da Defensoria Pública, drª Camila Maués dos Santos Flausino.
Para uma das professoras que acompanharam os estudantes, Clara Duran (História), participação dos alunos não se limita apenas a ir até a Receita Federal. “É um conhecimento efetivo, em que eles passam a ter consciência do papel deles na sociedade. Eles precisam saber quais são os impostos e efetivar isso na cobrança da nota fiscal. É um trabalho fabuloso”, disse Clara Duran. Segundo a aluna Ana Kezia Pereira da Silva, 14 anos, as explicações mostraram um universo que ela desconhecia. “Achei muito interessante as palestras para a gente saber como funciona os tributos e a importância do pagamento de imposto para sociedade. Aprendi que temos que ficar atentos e fiscalizar o poder público no que se refere aos gastos com o dinheiro arrecado com o pagamento de impostos. Achei tudo muito bacana”, afirma.
Conforme o professor Zaquel Ribeiro Braz, foi um momento importante na vida dos estudantes. “Eles estão levando um conhecimento que nem imaginavam ter, e isso vai fazer a diferença para este aluno que é o futuro pai de família, mãe de família, que vai saber um pouco sobre tributos, coisa que hoje o jovem, principalmente o que mora na periferia tem pouco acesso. Os professores têm feito um trabalho voltado para essa área de tributos para que eles tenham esse entendimento, eles precisam ter um entendimento sobre o que é Educação Fiscal”, ressaltou. Também ministraram palestra o auditor da Receita Federal do Brasil Moacir Menin que falou sobre a função dos impostos e o papel da Receita Federal do Brasil e a professora Zirleide Barbosa , que explicou o Programa Estadual de Educação Fiscal e a importância da arrecadação de impostos. Ao final, os alunos tiveram um bate-papo com o delegado da Receita Federal, Edson Ishikawa. Confira a galeria de fotos pelo link a seguir https://www.facebook.com/Educa%C3%A7%C3%A3o-Fiscal_MS-704093043379850/?modal=admin_todo_tour